Botão Google Seguir

Botão Google Mais

Botão facebook

Botão Twitter Seguir

Botão Twitter Compartilhar

Seguidores

Translate

Total de visualizações de página

Digital clock

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Técnicas de leitura: Como memorizar o que você lê?

Caro Leitor(a),


► Dica 1: Faça resumos no livro
Para facilitar a leitura e para que você assimile melhor o que está lendo, é importante que você vá, ao longo do processo, fazendo anotações e resumos. Essa é uma maneira eficiente para facilitar a compreensão, otimizar a interpretação textual e manter a mente funcionando durante seus estudos, além de aumentar consideravelmente a capacidade própria de cognição, que nada mais é do que a função da inteligência ao adquirir um conhecimento;
► Dica 2: Fale em voz alta
Essa dica parece estranha para você? Pois saiba que falar em voz alta está entre as técnicas de memorização mais eficientes. Faça um teste: você consegue lembrar-se mais e melhor daquilo que foi dito ou daquilo que não foi dito? Do que foi verbalizado ou daquilo que ficou apenas no plano das ideias? A maioria das pessoas memoriza melhor quando fala, por isso, à medida que a leitura avançar, faça pausas e repita em voz alta aquilo que já foi lido. No começo você vai estranhar, mas depois esse certamente se tornará um hábito que facilitará seus estudos;
► Dica 3: Discuta com o livro
A leitura deve ser uma atividade ativa, e não passiva. Isso significa que você deve interagir com aquilo que está lendo, e não apenas aceitar e abrir mão de problematizar as informações. Quando você questiona, você está transformando informação em conhecimento, deixando de ser um receptáculo de ideias alheias para transformar-se em sujeito de seu aprendizado. Para que você alcance essa habilidade, marque as partes do livro que não ficaram muito claras e que possam ser motivo de discordância, afinal de contas, nós não precisamos concordar com tudo o que o autor escreve, não é verdade? Se você for estudante, leve esses questionamentos para a sala de aula, pois o professor(a) poderá ajudar a elucidá-los;
► Dica 4: Formule perguntas
Essa dica é uma continuação da terceira, quando propusemos que você discuta com o livro e que problematize o que está sendo lido. Para otimizar seus estudos, formule perguntas ao final de cada capítulo. Essas perguntas deverão conter aspectos que englobem vários pontos da leitura, de maneira que nada passe despercebido. Reserve alguns minutos para pensar nas possíveis respostas, pois, ao respondê-las, você estará ativando a memória e sedimentando os conceitos estudados.
► Dica 5: Grave seus resumos para escutá-los posteriormente
Essa dica está entre as mais eficientes e criativas! Quem hoje em dia não tem um gravador de voz? Essa é uma maneira de usar a tecnologia a seu favor, afinal de contas, a maioria dos aparelhos de celular disponiliza a função “gravar áudio”. Ao gravar os seus resumos (lembra-se da nossa primeira dica?), você poderá acessá-los depois de concluir a leitura. Essa é uma maneira rápida de memorizar o conteúdo sem perder muito tempo e deve ser um complemento da atividade de escrita. Lembre-se: gravar é importante, mas escrever é fundamental! Está cientificamente comprovado que a memória e a criatividade têm uma relação direta com o movimento da escrita.

Segue o resumo  de  livros disponibilizados para compra neste Site.

1) Moderno Dicionário de Economia - 742 páginas

Esta obra tem como objetivo, a importância da pesquisa voltada para os termos da velha e a nova Economia e demais áreas correlacionadas.

No intuito de enriquecer o conteúdo deste “Moderno Dicionário de Economia”, faz parte desta obra, os termos voltados para a Globalização, Crises Financeiras, Bolsa de Valores, Petróleo e outros. Esta primeira edição é composta de 2.300 verbetes. O dicionário foi escrito no ano 2000.

2) Petróleo e Gás Natural - 680 páginas

Esta obra tem como objetivo, a importância da pesquisa e o conhecimento sobre  o Petróleo e Gás Natural, bem como suas aplicações para o consumo.

No intuito de enriquecer o conteúdo, faz parte desta obra: A História do Petróleo, O Petróleo no Mercado Brasileiro e Internacional, O Gás Natural, Os Dutos no Brasil, A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e o Fundo Monetário Internacional no Mercado de Petróleo, Estatísticas de Produção e Reservas Mundiais de Petróleo e Gás Natural, Cronologia do Petróleo, Glossário de Termos Técnicos, Glossário de Termos Geológicos e muito mais.

O livro foi escrito no ano 2003. Tem grande importância para os profissionais, estudantes e todas as pessoas interessadas no conhecimento sobre os importantes recursos naturais de nosso planeta que poucos conhecem a sua origem e suas aplicações.

3) A Crise Financeira Internacional na Era da Globalização - 349 páginas

Quando estourou a crise asiática no dia 23 de outubro de 1997 em Hong Kong, e a crise russa no dia 17 de agosto de 1998, noticiada pela mídia e pelos jornais de todo o mundo, como economista, despertou-me o interesse pelo assunto, e comecei a fazer o acompanhamento diário dos problemas econômicos e financeiros que abalou os países ricos e emergentes.

A preparação deste livro está baseada na extração dos fatos históricos mais importantes que aconteceram durante a trajetória das crises, no período entre de outubro/97 e janeiro/99. O livro foi escrito no ano 2000.

Esta obra tem como objetivo, a importância da pesquisa em cima dos fatos ocorridos durante a trajetória das crises, registrando as influências nos “mercados de ações”  no mundo globalizado, bem como as conseqüências diretas nos países ricos e emergentes.
É uma obra de fatos históricos nas áreas econômica e financeira, ocorridos no final do século 20, que servem como fontes de estudos, debates e conclusões entre os profissionais e estudantes da área.

No intuito de enriquecer o conteúdo do livro, faz parte desta obra, o exemplo prático de como acontece o ataque especulativo num determinado país; a Análise em relação às Bolsas de Valores, feita pelo economista canadense naturalizado americano, John Kenneth Galbraith; a Comparação entre as crises de 1929, 1987 e 1997; as Crises e os blocos econômicos; Perguntas e respostas sobre os aspectos econômicos na trajetória da crise financeira internacional; e o Glossário de economia.

4) Pesquisas Geográfica, Demográfica e Econômica-Social dos Continentes e Países - 772 páginas

O livro foi escrito no ano 2001. Tem como objetivo, a importância das pesquisas nas áreas geográficas, demográficas e econômica-social de cada continente e país, com informações de supra importância para estudantes secundários, universitários, e empresários com interesse na expansão dos seus negócios no comércio internacional.

É uma obra composta de várias estatísticas importantes e informações sobre a cronologia da crise financeira internacional que começou pela Ásia em 1997, os blocos econômicos e o meio ambiente.

No intuito de enriquecer o conteúdo do livro, faz parte desta obra, informações sobre as organizações internacionais que participam do desenvolvimento econômico de cada nação.

Você encontrará também outros excelentes Livros e E-books para  melhorar ainda mais os seus conhecimentos e cultura.

Boa Leitura!

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Hélio Cabral

heliocabral@coseno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário